1.1 Conceito de internacionalização

Cintra e
Mourão (2005) definiram internacionalização como a concepção e implementação do
planejamento estratégico para que uma empresa passe a operar em outros países
diferentes daquele no qual está originalmente instalada. Nesse sentido os
autores consideram que operar em outros países exclui as atividades
internacionais básicas de exportação e importação, exigindo atividade continuada
com mercados externos que envolvam a movimentação de fatores de produção,
estabelecimento de parcerias, constituição de franquias e joint-ventures.
Goulart e Arruda (1994) concordam com essa
afirmação referindo-se a internacionalização como um processo crescente e
continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora
de sua base original. Segundo os autores, quando esse processo ocorre de forma
crescente e contínua, alcança uma vantagem competitiva sustentável no mercado
internacional através de investimentos continuados.
Pode-se compreender a internacionalização como o processo pelo qual uma
empresa deixa de operar nos limites do mercado nacional de origem e passa a
explorar mercados estrangeiros (HITT, IRELAND e HOSKISON, 2002). Já a Fundação Dom Cabral (2002) menciona a
internacionalização como forma de obter parte ou totalidade do faturamento a
partir de operações internacionais.
Meyer (1996) define a internacionalização como o processo pelo qual uma
empresa incrementa o nível das suas atividades de valor acrescentado fora do
país de origem. Calof e Beamish (1995) afirmam que a internacionalização é o
processo de adaptação das operações da empresa (como por exemplo estratégia,
estrutura, recursos) aos ambientes internacionais. Freire (1997) complementa
afirmando que a internacionalização de uma empresa consiste na extensão das
suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros
países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.
Portanto, de forma ampla e abrangente, a internacionalização pode ser definida
como um processo crescente e continuado de envolvimento
das operações de uma empresa com
países fora de sua base de
origem (GOULART, BRASIL e ARRUDA, 1996).