O negócio de carga em movimento é mais complexo do que o de passageiros. A coleta de dados deve, portanto, ser planejada levando em consideração as principais características do transporte de mercadorias.
O que se segue é uma versão simplificada dos principais participantes que influenciam as escolhas na circulação de mercadorias (Friedrich
et al., 2003):
- O remetente (exportador, expedidor), exige a entrega de seus produtos para um destino específico e coloca estes bens sob os cuidados de outros (transitário ou o transportador) para ser entregue a um recebedor. O remetente vai decidir sobre um transportador com base na confiabilidade, velocidade de entrega, preço e outros fatores.
- O transitário é aquele que organiza o processo de envio. Esta empresa irá fornecer e agendar cadeias de transporte intermodais para o transporte de mercadorias. Para fornecer esses serviços, a empresa poderá subcontratar transportadoras ou prestar um serviço próprio portador.
- O transportador(es) é responsável pelo o transporte de mercadorias. A transportadora irá fornecer os navios, comboios e / ou veículos, por vezes em combinação, necessários para a operação de transporte ao longo de uma seção da cadeia.
- O motorista deve conduzir o veículo/transporte ao longo de uma rota pré-definida. No caso do transporte rodoviário, o condutor pode decidir durante a viagem alterar o percurso caso seja necessário e autorizado.
- O destinatário aquele que recebe as mercadorias por direito.
Atores
adicionais aparecem em diferentes fases neste processo, para as empresas de
seguros, por exemplo, inspetores de controle de qualidade, funcionários
aduaneiros e de instalações e unidades de armazenamento intermediários. Alguns
destes serviços são, por vezes fornecidos pelos carregadores ou
transportadores. Estas complexidades são algumas das razões pelas quais torna-se difícil
identificar exatamente quem toma decisões reais no modo de combinações ou rotas, dificultando, portanto, a de coleta dados e desenvolvimento de modelos de escolha, ou de
outra forma agregada.