terça-feira, 1 de março de 2016

Representatividade das Franquias no Brasil


Conforme a ESPM (2015), o setor de franquias é um dos mais dinâmicos do país, tendo apresentado de 2001 a 2013 um crescimento superior ao Produto Interno Bruto (PIB). Em 2013 houve crescimento do PIB de 2,5%, enquanto o faturamento das franquias cresceu 11,9% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 115,6 bilhões. Tal desempenho alavancou o Brasil para a sexta posição no ranking de países com o maior número de franquias, com 114.409 unidades. À frente estão: Estados Unidos, China, Corei do Sul, Japão e Filipinas.

Conforme estudo da ABF - Associação Brasileira de Franchising (2014), a força do setor é bem representada pela internacionalização de franquias brasileiras e suas marcas que cresceram cerca de 62% nos últimos quatro anos, elevando a participação do franchising nacional no exterior de 68 para 105 redes de franquias presentes em 45 países.

Os principais mercados de destino são Portugal e Estados Unidos, seguidos por Paraguai e Angola, sendo notória a preferência de franquias brasileiras por se alocarem em países que possuam o mesmo idioma, proximidade cultural e geográfica e a presença de brasileiros.

       Conforme a revista PIB (2014), cabe ao franqueado local trazer para o empreendimento o investimento inicial, o conhecimento da cultura e do ambiente de negócios do mercado a ser conquistado, exigindo um longo aprendizado para uma empresa entrante. Assegura-se que a mola propulsora para a expansão das franquias deriva da ascensão da classe média que tem corrido nos últimos anos referente aos países da América latina, associado a esse fato, há também o parentesco cultural entre os países da região, bem como a proximidade dos idiomas e a similaridade de hábitos e gostos dos consumidores.
   

           A proximidade cultural costuma ser um atrativo considerável para que as empresas ingressem inicialmente no mercado externo, ajudando a vencer o medo do desconhecido que desestimula os negócios brasileiros no mundo. Assim é possível amenizar os impactos da chegada da empresa em um novo país, bem como propicia uma sensação de conforto.

Fonte:

-Revista ESPM 2015 páginas 112 a 118
-Revista PIB 2014 páginas 40 a 51

10 PRODUTOS IMPORTADOS PARA A COZINHA

Hoje vamos falar sobre produtos importados úteis que você pode adquirir no AliExpress que vão facilitar MUUITO a sua vida de forma geral.  ...