
- O remetente (exportador, expedidor), exige a entrega de seus produtos para um destino específico e coloca esses bens-unidades sob os cuidados de outros (transitário, o transportador) para ser entregue a um recebedor. O remetente vai decidir sobre um transitário com base em confiabilidade, velocidade de entrega, preço e outros fatores.
- O transitário é aquele que organiza o processo de envio. Esta empresa irá fornecer e agendar cadeias de transporte intermodais para o transporte de mercadorias. Para fornecer esses serviços, a empresa poderá subcontratar transportadoras ou prestar um serviço próprio portador.
- O transportador (ou transportadores) é responsável pelo transporte de mercadorias. A transportadora irá fornecer os navios, comboios e / ou veículos, por vezes em combinação, necessários para a operação de transporte ao longo de uma seção da cadeia de transporte. As unidades-veículo operaram em uma rede de ligação de origem, hubs e destino. O veículo pode especificar um caminho a ser seguido pelas unidades-veículo.
- O motorista orienta a unidade de veículo / transporte ao longo de uma rota pré-definida. No caso do transporte rodoviário, o condutor pode decidir durante a viagem para alterar o percurso entre dois pontos da viagem.
- O destinatário tem o direito de receber a entrega das mercadorias.