
Normalmente obter dados confiáveis sobre os
custos de frete é uma tarefa árdua para o analista. Por exemplo, na Europa as empresas de transporte e os usuários
tentam mantê-los confidenciais, de modo a reforçar a sua posição quando se
trata de renegociá-los. Nesse contexto, os fatores que afetam encargos ou imputações de custos
e, portanto, o modo de escolha, são pensados para ser:
- A duração dos contratos de fornecimento. Um preço melhor pode ser obtido se o remetente garante a demanda por um ou mais anos, em vez de apenas para uma única remessa. A existência de cláusulas de ajuste de preço ajuda a estender os comprimentos dos contratos.
- A extensão dos descontos por volume. Na sequência do exposto, um contrato garantindo embarques de alto volume constante é susceptível de beneficiar de um preço mais baixo.
- A importância das instalações do terminal. A disponibilidade de um terminal ferroviário nas proximidades, ou mesmo na empresa, certamente reduziria o custo do transporte ferroviário; sua ausência aumentaria a probabilidade de usar o transporte rodoviário todo o caminho, sem sequer considerar o transporte ferroviário ou água.
- A utilização de operações por conta própria, especialmente de transportes rodoviários. Algumas empresas preferem esse tipo de operação por outras razões além do transporte (imagem, confiabilidade, integração). Essas empresas tendem a estender o uso da operação por conta própria para os produtos marginais, em vez de considerar um modo completamente novo.
- Alguns modos são mais adequados para o transporte de determinadas mercadorias. Por exemplo, oleodutos são ideais para granéis líquidos e algumas suspensões e merry-go-round (sem parada) trens são muito adequados para movimentos de minas de carvão para centrais elétricas. Este ajuste das características da oferta para a demanda poderão certamente influenciar os encargos feitos por esses produtos.
- Sistemas de transporte hierárquico. Por exemplo, no caso de produtos petrolíferos, o uso de grandes petroleiros para as refinarias, em seguida, pequenos petroleiros e oleodutos aos terminais principais, ferroviário para outros terminais, e caminhões aos postos e usuários finais. Estas estruturas são difíceis de modificar no curto prazo, já que evoluíram ao longo de um extenso período e estão bem estabelecidos.