Os pontos a seguir tratam-se dos fatores mais importantes que afetam os movimentos das mercadorias:
·
Fatores de localização;
frete é sempre uma demanda
derivada e, geralmente parte de um processo industrial. Portanto, a
localização das fontes de matérias-primas e outros insumos a um
processo de produção, bem como a localização dos
mercados intermediários e finais para os seus produtos, irá
determinar os níveis de movimentação de cargas envolvidas, bem como suas origens e destinos.
·
A gama de produtos necessários e produzidos
é muito alta, muito maior do que até mesmo a segmentação mais exagerada ou pormenorizada
da procura de viagens por tipos de pessoa e fins de viagem. Um dado da demanda
por parafusos não pode ser satisfeitos através da demanda de castanha de caju.
Haverá muitas matrizes de commodities em qualquer estudo de demanda de transporte de mercadorias.
· Os fatores físicos. As características e
natureza das matérias-primas e produtos finais influencia a maneira em que eles
podem ser transportados: a granel, embaladas em furgonetas, em veículos muito
seguros se os produtos são de alto valor, em contêineres refrigerados se eles
são perecíveis. Há uma maior variedade, por conseguinte, dos tipos de veículos
para coincidir com as classes das matérias-primas que no caso de transporte de
passageiros.
· Fatores operacionais. O tamanho da empresa,
a sua política de canais de distribuição, a sua dispersão geográfica e assim
por diante, influencia fortemente o possível uso de diferentes modos e
estratégias de envio.
· Os fatores geográficos. A localização e
densidade de população podem influenciar a distribuição de produtos finais.
·
Fatores dinâmicos. Variações sazonais da
procura e mudanças no gosto dos consumidores desempenham um papel importante na
mudança de produtos (padrões de movimento).
· Fatores preços. Ao contrário do caso de
demanda de passageiros, os preços não são, em geral, o material publicado,
porque eles são muito mais flexíveis e sujeitos a negociação e poder de
barganha.