O setor de transportes como tal toma uma parte importante
da geração de atividades econômicas. Nos países mais industrializados, em
média, 12% dos gastos de consumo estão relacionados com transporte. O setor
gera uma parte considerável do valor total adicionado de contribuições diretas
de aproximadamente 3 - 4,5% do total de empregos. Se acrescentos todos os efeitos indiretos, a importância do setor de transportes
fica ainda mais acentuada.
Durante as ultimas décadas, o transporte de cargas toneladas-quilômetro
seguiu próximo a evolução do produto interno bruto (PIB) e ainda ultrapassou o crescimento econômico durante a segunda metade de
1990. O forte crescimento de cargas é usualmente atribuído ao
transporte rodoviário de mercadorias que se expandiu nos últimos 15 anos para
uma taxa anual de 3%, no entanto com muitas diferenças anuais.
O crescente domínio do transporte rodoviário na Europa é ilustrado ainda
mais nitidamente pela evolução da intensidade do frete relacionados com os
níveis do frete no PIB, onde a relação toneladas-quilometro e PIB
foi duramente modificada. A intensidade do transporte rodoviário de mercadorias
subiu continuamente de 0,17 em 1970 para 0,23 em 2006 e a intensidade do
transporte ferroviário decaiu de 0,10 em 1970 para 0,04 em meados de 1990.
Essa evolução não ocorreu sem impactos sociais negativos. A Comissão
Europeia expressou a sua preocupação com essa evolução no White Paper “Time to
Decide” e elaborou uma estratégia para conter e até mesmo dobrar essa
tendência.
Fonte:
Desenvolvimentos recentes nos modais de transportes - Book Chapter 5