quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Transporte de Cargas na Europa: Indicadores gerais


O setor de transportes como tal toma uma parte importante da geração de atividades econômicas. Nos países mais industrializados, em média, 12% dos gastos de consumo estão relacionados com transporte. O setor gera uma parte considerável do valor total adicionado de contribuições diretas de aproximadamente 3 - 4,5% do total de empregos. Se acrescentos todos os efeitos indiretos, a importância do setor de transportes fica ainda mais acentuada.

Durante as ultimas décadas, o transporte de cargas toneladas-quilômetro seguiu próximo a evolução do produto interno bruto (PIB) e ainda ultrapassou o crescimento econômico durante a segunda metade de 1990. O forte crescimento de cargas é usualmente atribuído ao transporte rodoviário de mercadorias que se expandiu nos últimos 15 anos para uma taxa anual de 3%, no entanto com muitas diferenças anuais.

O crescente domínio do transporte rodoviário na Europa é ilustrado ainda mais nitidamente pela evolução da intensidade do frete relacionados com os níveis do frete no PIB, onde a relação toneladas-quilometro e PIB foi duramente modificada. A intensidade do transporte rodoviário de mercadorias subiu continuamente de 0,17 em 1970 para 0,23 em 2006 e a intensidade do transporte ferroviário decaiu de 0,10 em 1970 para 0,04 em meados de 1990.


Essa evolução não ocorreu sem impactos sociais negativos. A Comissão Europeia expressou a sua preocupação com essa evolução no White Paper “Time to Decide” e elaborou uma estratégia para conter e até mesmo dobrar essa tendência. 

Fonte:

Desenvolvimentos recentes nos modais de transportes - Book Chapter 5

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