Maximiniano et al (2003) considera que o fator fundamental para a sobrevivência das empresas brasileiras no exterior é escolher o melhor método de entrada no país de atuação, manter a alta qualidade de seus produtos, analisar as reais necessidades do mercado alvo e manter um bom relacionamento com funcionários e clientes.
Nesse contexto, os seguintes tópicos pretendem conceituar os principais métodos de entrada e mostrar suas respectivas vantagens e desvantagens para a empresa no mercado externo.
1.2.1.1 Exportação
Simões (1997) define a exportação como um modo de operação em que os produtos são vendidos a um país diferente do de fabricação. Salomon e Shaver (2005) complementam afirmando que a exportação é o modo de entrada mais usual entre as empresas nos processos de expansão internacional.
Simões (1997) considera que a atratividade desse modo de entrada deve-se ao fato de o mesmo apresentar um baixo envolvimento financeiro, relativa facilidade de procedimentos operacionais, risco diminuto (quando comparado a outras formas de entrada) e possibilidades de obtenção de economias de escala. Por outro lado, nesse modo de entrada não existe o controle pela empresa exportadora no que se refere à política de marketing (preço,comunicação, distribuição).
VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO DE MODO GERAL
- Melhora da competitividade no mercado interno;
- Aumento das vendas e dos lucros;
- Aumento do market share (participação no mercado);
- Diminuição da dependência do mercado interno;
- Possibilidade de contato com novas tecnologias;
- Melhoria do escoamento da capacidade ociosa e menor impacto da sazonalidade;
DESVANTAGENS DA EXPORTAÇÃO DE MODO GERAL
- Retorno a longo prazo;
- Necessidade de adaptações do produto;
- Necessidade de uma equipe especializada;
- Entraves logísticos no Brasil.
Brito e Lorga (1999) afirmam que existem duas formas de exportação, a indireta, em que a empresa não realiza esforços particulares relacionados ao marketing internacional (dependendo de terceiros para transacionar no mercado-alvo), e a exportação direta, na qual a empresa toma para si a responsabilidade de divulgar e vender o produto no mercado externo.
Dentro do contexto utilizado anteriormente, apresentaremos nas próximas postagens a estrutura dos tipos de exportação existentes.
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