terça-feira, 6 de novembro de 2018

1.2.1.1 Exportação: Vantagens e Desvantagens


Maximiniano et al (2003) considera que o fator fundamental para a sobrevivência das empresas brasileiras no exterior é escolher o melhor método de entrada no país de atuação, manter a alta qualidade de seus produtos, analisar as reais necessidades do mercado alvo e manter um bom relacionamento com funcionários e clientes. 

Nesse contexto, os seguintes tópicos pretendem conceituar os principais métodos de entrada e mostrar suas respectivas vantagens e desvantagens para a empresa no mercado externo. 

1.2.1.1 Exportação 

Simões (1997) define a exportação como um modo de operação em que os produtos são vendidos a um país diferente do de fabricação. Salomon e Shaver (2005) complementam afirmando que a exportação é o modo de entrada mais usual entre as empresas nos processos de expansão internacional. 

Simões (1997) considera que a atratividade desse modo de entrada deve-se ao fato de o mesmo apresentar um baixo envolvimento financeiro, relativa facilidade de procedimentos operacionais, risco diminuto (quando comparado a outras formas de entrada) e possibilidades de obtenção de economias de escala. Por outro lado, nesse modo de entrada não existe o controle pela empresa exportadora no que se refere à política de marketing (preço,comunicação, distribuição).


VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO DE MODO GERAL

- Melhora da competitividade no mercado interno;
- Aumento das vendas e dos lucros;
- Aumento do market share (participação no mercado);
- Diminuição da dependência do mercado interno;
- Possibilidade de contato com novas tecnologias;
- Melhoria do escoamento da capacidade ociosa e menor impacto da sazonalidade;

DESVANTAGENS DA EXPORTAÇÃO DE MODO GERAL

- Retorno a longo prazo;
- Necessidade de adaptações do produto;
- Necessidade de uma equipe especializada;
- Entraves logísticos no Brasil.

Brito e Lorga (1999) afirmam que existem duas formas de exportação, a indireta, em que a empresa não realiza esforços particulares relacionados ao marketing internacional (dependendo de terceiros para transacionar no mercado-alvo), e a exportação direta, na qual a empresa toma para si a responsabilidade de divulgar e vender o produto no mercado externo. 

Dentro do contexto utilizado anteriormente, apresentaremos nas próximas postagens a estrutura dos tipos de exportação existentes.


REFERÊNCIAS


ABF. Associação Brasileira de Franchising. Disponível em <www.portaldofranchising.com.br>. Acesso em Outubro de 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Estudo sobre internacionalização de fran­quias. 10ª Convenção ABF do Franchising. Salvador, 2010.

ALLEXANDRE, N.; SILVA, M. Emerging markets and the internationalization of retailing: the brazilian experience. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 30, n.6, p. 300-314, 2002.

ALLON, I. The internationalization of U.S. franchising systems. New York: Garland Publishing, 1999.

ALON, I; MCKEE, D. The Internationalization of Professional Business Service Franchises. Journal of Consumer Marketing, 1999.

ASBEG, José Elias. Exportação Direta x Exportação Indireta. Disponível em: <http://arquivo.valoraduaneiro.com/exp_01.pdf>. Acesso em: 16 set. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING (São Paulo). Guia de orientação à internacionalização de franquias.2014. Disponível em: <www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/Guia-de-orientacao-a-internacionalizacao-de-franquias-2015.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 06 set. 2015.

AZEVEDO, Paulo Furquim; SILVA, Vivian Lara dos Santos. Teoria e prática do franchising. Estratégia e organização de redes de franquias. Editora Atlas S.A. São Paulo, 2012.

BARROSO, Luiz Felizardo Barroso. Franchising, modificações a lei vigente, estratégia e gestão. Editora Forense. 1ed. Rio de Janeiro, 2003.

BERNARD, Daniel Alberto. Franchising: avalie este investimento. São Paulo: Atlas, 1993.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Exportação Passo a Passo. 2011. Disponível em: <http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/manuais/PUBExportPassoPasso2012.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015.

BRAZILEIRO, Girley. Subcontratação industrial. Jornal do Comércio. Recife, p. 1-1. 06 mar. 1998. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0603/ec0603c.htm>. Acesso em: 10 out. 2015.

Brito, C. e Lorga, S. (1999), Marketing Internacional, Sociedade Portuguesa de Inovação, Porto.

Calof, J. and Beamish, P. (1995), “Adapting to Foreign Markets: Explaining Internationalization”, International Business Review, 4 (2), pp. 115-131.

CASTRO, Cláudio Henrique de. Internacionalização: Vantagens e desvantagens da exportação. 2010. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/internacionalizacao-vantagens-e-desvantagens-da-exportacao/>. Acesso em: 15 nov. 2015

CATEORA, Philip R.; GILLY, Mary C.; GRAHAM, John L.. Marketing internacional. 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 343-348. Disponível em: http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580551464/pages/97003099. Acesso em: 10/10/2015.

Cateora, P.R. and Graham, J.L. (1996), International Marketing, McGraw–Hill, New

York.

CERTO, S. C., PETER, J. P. A Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Lersos Education do Brasil, 2005.

CHERTO, Marcelo. Franchising: como comprar sua franquia passo a passo. São Paulo: Makron Books, 1991.

CHERTO, Marcelo; FRIZZO, Marcus. Franchising na prática. São Paulo: Makron Books, 1995.

Chetty, S. and Campbell-Hunt, C. (2001), “Paths to Internationalisation Among Smallto Medium-sized Firms: A Global Versus Regional Approach”, European Journal of Marketing, 37 (5/6), pp. 796-820.

COUTINHO, Luciano G; HIRATUKA, Célio; SABATTINI, Rodrigo. O desafio da construção de uma inserção externa dinamizadora. In: SEMINÁRIO BRASIL EM DESENVOLVIMENTO, 2003. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro /Comissão Econômica para a América Latina, 2003.

DANIELS, J. D.; RADENBAUGH, L. H. International business: environments and operations. USA: Addison-Wesley, 1997. Disponível em: < http://www.facef.br/facefpesquisa/. Acesso em 06 de setembro de 2015.

ELANGO, B.; FRIED, Vance H. Franchising research: a literature review and synthesis.

Journal of Small Business Management, v. 35, n. 3, p. 68-81, 1997.

ELANGO, B. . Are Franchisors with International Operations Different from Those Who Are Domestic Market Oriented? Journal of Small Business Management, v. 45, n. 2, p. 179–193, 2007.

FORTE, R.; CARVALHO, J. Internationalization through franchising: the Parfois case study. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 41, p. 380-395, 2013.

Freire, A. (1997), Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, Lisboa.

FUNDAÇÃO DOM CABRAL: Ranking das transnacionais brasileiras, Janeiro de 2012.

GALHARDO, Alexandre. Principais aspectos fiscais nas operações de exportação indireta. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/artigos/exportacaoindireta.htm>. Acesso em: 15 nov. 2015.

GOULART, L.; BRASIL, H.V.; ARRUDA, C.A. A Internacionalização de Empresas Brasileiras: Motivações e Alternativas. In: Fundação Dom Cabral. Internacionalização de Empresas Brasileiras. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

HADJIMARCOU, J.; BARNES, J. Case study: strategic alliances in international franchising: the entry of silver streak restaurant corporation into México. Journal of Consumer Marketing, v. 15, n.6, p. 598-607, 1998.

HORTINHA, Joaquim Manuel;VIANA, Carlos José. Marketing Internacional. In: Edições Silabo, Lda. Lisboa: 2009.

KHAUAJA, Daniela; SPERS, Eduardo; RODRIGUES, Thelma Rocha. A internacionalização no varejo brasileiro. Omni-channel: admirável varejo novo, São Paulo, v. 1, n. 1, p.112-118, 19 jan. 2015.

KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas: Prentice Hall, 2000.

LIMA, Alberto. Tipos de franquias: modalidade do negócio. 2012. Disponível em: <http://franquiasnatalrn.blogspot.com.br/2012/08/tipos-de-franquias-modalidade-do-negocio.html>. Acesso em: 28 nov. 2015.

Lorga, S. (2003), Internacionalização e Redes de Empresas: Conceitos e Teorias, Editorial Verbo, Lisboa.

MARIOTTO, F. L. Estratégia Internacional da Empresa. Thompson, 2007.

MARIZ-PÉREZ, R.; GARCÍA-ÁLVAREZ, T. The internationalization os strategic management. Journal of Small Business Management, v. 47, n. 4, p. 514-530, 2009.

MARQUES, D. M. P. Internacionalização de franquias: um mapeamento sobre a presença de redes brasileiras no exterior. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – FEARP-USP. Ribeirão Preto, 2006.

MAURO, P.C. Guia do franqueado: como desenvolver marcas mundiais. 4ª ed São Paulo: Nobel, 2007.

MAXIMINIANO, Antonioi César Amaru et Al. Projeto de internacionalização de empresas industriais. Semead. São Paulo, 2003.

Meyer, R. (1996), “The Internationalization Process of the Firm Revisited: Explaining Patterns of Geographic Sales Expansion, Management Report, 300, Eramus University, Roterdam.

PAK, Y. Determinants of foreign market entry modes of international franchisers: a knowledge based framework. New Jersey, 2000. Thesis (Doctor of Philosophy). State University of New Hampshire.

PAMPLONA, Claudia. A engenharia do franchising. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

PELTON, L. E. et al. Marketing Channels: a relationship approach. 2ª edição. McGraw-Hill, 2002.

PETERSEN, B.; WELCH, L. International retailing operations: downstream entry and expansion via franchising. Working Paper Series, Copenhagen Business School, n. 5, 1999, p: 1-23.

PLÁ, Daniel. Tudo sobre franchising. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2001.

PFISTER, E. et Al. Institutions and contract: franchising. European Journal of Law Economics. v11, n.4, 1968.

QUINN, B. Towards a framework for the study of franchising as na operating mode for international retail companies. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 8, n. 4, p. 445-467, 1998a.

QUINN, Barry. The internationalization process of a franchise system: an ethnographic study. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 10, n. 2, p. 66-84, 1998b.

REZENDE, Otávio; CAMPOS, Luiza Antunes Garcia de. Internacionalização de empresas e o modelo dinâmico de aprendizagem: estudo de caso de uma empresa do setor de pedras ornamentais. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p.58-79, 10 jun. 2010.

RIBEIRO, F. C. F.; MELO, P. L. R. O processo de internacionalização da rede de franquias “o boticário” no mercado norte-americano. Anais do 1º. Workshop sobre Internacionalização de Empresas. FEA-USP, São Paulo, 2007.

RIBEIRO, Adir; GALHARDO, Maurício; MARCHI, Leonardo; IMPERATORE, Luis Gustavo. Gestão estratégica do Franchising como construir redes de franquias de sucesso. Editora DVS editora. São Paulo, 2011.

RISNER, Mary E. Successfull fast-food franchising in Brazil and the role of culture: four cases. Thesis for the degree of Master of Arts. University of florida, 2001.

RODRIGUES, José dos Reis G. O empreendedor e o franchising: do mito a realidade. 8. ed, São Paulo: Editora Érica Ltda, 2000.

ROSEMBLOON, Bert. Canais de Marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

SANGHAVI, N. Retail franchising as a growth strategy for the 1990s. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 19, n. 2, 1991.

SILVA, Daniel M. A internacionalização das redes de franquias brasileiras e a necessidade de adaptação do composto de marketing aos novos mercados. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2004. Anais... Curitiba: 2004.

SASHI, C. M.; KARUPPUR, Devi P. Franchising in global markets: towards a conceptual framework. International Marketing Review, v. 19, n. 5, p. 499-524, 2002.

SHANE, S.A. Why franchise companies expand overseas. Journal of Business Venturing, v.11, n. 1, p. 73-88, 1996.

STANWORTH, J. et. Al. Franchising as a small business growth strategy; are source-based view of organizational development. International Small Business Journal, 2004.

Teixeira, S. e Diz, H. (2005), Estratégias de Internacionalização, Publisher Team,Lisboa

WELSH, H. B.; ALON, Ilan. Global franchising in emerging and transitioning economies. In: INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS WORLD CONFERENCE, 47, 2002. Anais... San Juan: 2002.


10 PRODUTOS IMPORTADOS PARA A COZINHA

Hoje vamos falar sobre produtos importados úteis que você pode adquirir no AliExpress que vão facilitar MUUITO a sua vida de forma geral.  ...